A Surpreendente, porém Verdadeira História de Jesus, o Homem Mais Influente de Todos os Tempos

Dynamic play button
(Legendas: clique ⚙️ )
 (Legendas: clique em ‘YouTube’, depois em ︙ e em CC)
 (Legendas: ⚙  ou︙na parte inferior do vídeo)

Messias ou falso profeta? Quem ele realmente é, e como ele transformou bilhões de vidas, incluindo as de milhões de judeus? A história de Jesus, o filho de David, como você nunca ouviu antes!

Um judeu inocente foi executado, e até hoje muito do que ouvimos sobre ele é completamente falso! A prova está aqui!

Então, qual é a sua verdadeira história? E como, apesar de tudo, ele cativou corações ao redor do mundo e transformou bilhões de vidas, incluindo a de um milhão de judeus? E como ele ainda está fazendo isso até hoje?

Alguns dizem que ele era um mentiroso, um mágico, um traidor. Outros dizem que ele foi um grande mestre, um profeta, um homem virtuoso que praticou boas ações. Então, como podemos saber a verdade sobre ele?

Rumores ou Testemunhos Confiáveis?

Por um lado, há algumas pessoas que escreveram sobre ele 400-500 anos depois de sua época, disseram coisas horríveis sobre ele, sem nunca na vida o terem conhecido ou visto. Por outro lado, há pessoas que realmente o conheceram pessoalmente. Durante anos, elas o viram e o ouviram – elas foram testemunhas oculares. Elas escreveram em detalhes exatamente o que ele ensinou e fez. Então, em quem você confiaria?

Vamos descobrir qual é a verdade a respeito dele

Bem, acontece que o que muitas pessoas acreditam sobre ele hoje é, na verdade, baseado no que aqueles que nem estavam lá escreveram. Em outras palavras, ele foi caluniado e mentiram para nós! Mas não chegou a hora de ver o que as próprias testemunhas oculares disseram? Vamos descobrir qual é a verdade sobre ele e ver como, apesar de toda a hostilidade contra ele, ele se tornou a pessoa mais influente de todos os tempos!

A Verdadeira História

Nossa história começa aqui na Galiléia em Israel, há 2.000 anos. O povo judeu estava sob o domínio do Império Romano. Um judeu chamado Yeshua – Jesus – descendente do Rei Davi, nascido em Belém e criado em Nazaré, começou a ensinar nas sinagogas e a curar os enfermos em toda a região.

Testemunhas oculares, incluindo um judeu chamado Matityahu – Mateus – registraram que as pessoas ficaram impactadas com os ensinamentos de Yeshua, com os milagres que ele fez e com o amor que ele demonstrou a cada pessoa que conheceu. Mais e mais pessoas começaram a segui-lo, mas os líderes religiosos não ficaram muito satisfeitos ao ver isso.

Yeshua não apenas falou sobre amor - de acordo com testemunhas oculares, ele o demonstrou constantemente para inúmeras pessoas de todos os tipos de origens.

Eles o testaram, perguntando qual é o mandamento mais importante da Lei. Yeshua respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma’” “‘e com todas as tuas forças’.” “Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a este: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mateus 22:38-40, Marcos 12:30)

Amor em Ação

Yeshua não apenas falou sobre amor – de acordo com testemunhas oculares, ele demonstrou isso constantemente para inúmeras pessoas de todos os tipos de origens. Ele ajudou mulheres que estavam presas nos cantos mais sombrios da sociedade a encontrar uma nova vida. 

"
Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.

Ele também ajudou muitas pessoas a voltarem ao caminho da retidão. Por exemplo, Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto teve um encontro com Yeshua que mudou sua vida, e então decidiu dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes a quantia a quem ele havia enganado.

Mas os líderes religiosos criticaram Yeshua por passar tempo com esse tipo de gente. Yeshua respondeu: “Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:31-32).

A Essência da Lei

Um conflito irrompeu entre Yeshua e o estabelecimento religioso, porque de acordo com Yeshua, a essência da Lei – o que é realmente importante para Deus – é que mostremos misericórdia e cuidado com os outros, em vez de nos concentrarmos tanto no cumprimento de rituais religiosos e esquecermos das necessidades das pessoas ao nosso redor (Oséias 6:6). 

Sua famosa Regra de Ouro era: “Faça pelos outros o que você gostaria que eles fizessem por você…”

No entanto, Yeshua deixou absolutamente claro que não veio estabelecer uma nova religião, separada das Escrituras hebraicas. Ele disse: “Não penseis que vim abolir “a Lei ou os Profetas; “Eu não vim para aboli-los mas para cumpri-los” (Mateus 5:17).

Sua famosa Regra de Ouro era: “Faça aos outros o que vocês gostaria que fizessem a você...” (Mateus 7:12). Pense nisso por um momento: se todos vivessem apenas esta regra, que tremenda mudança isso faria em nossas vidas, em nosso mundo!

É Assim que uma Revolução Começa

Yeshua espalhou muito mais conceitos revolucionários. Por exemplo, ele ensinou que quem quiser ser uma pessoa verdadeiramente grande não deve buscar status e controle, mas sim servir aos outros.

Onde quer que fosse, Yeshua cuidava dos pobres, alimentava os famintos, trazia justiça aos oprimidos, ajudava as viúvas e curava os enfermos. Segundo testemunhas oculares, ele ajudou dezenas de milhares de pessoas – de graça – e as tratou como se cada uma delas fosse a única pessoa no mundo.

O Conflito se Aproxima do Seu Clímax

Um dia, pouco antes da Páscoa, Yeshua foi ao templo em Jerusalém e encontrou ali uma enorme operação comercial. O estabelecimento religioso tinha o monopólio – controle exclusivo sobre todo o comércio ali – e os peregrinos tinham que comprar os animais para seus sacrifícios a preços exorbitantes. Imagine, tudo isso estava acontecendo no templo. Este deveria ser o lugar mais sagrado e puro do mundo!

Agora, Yeshua não podia ignorar isso. Ele expulsou todos os mercadores e animais, purificou o templo e exigiu deles: "Não façam da casa de meu Pai uma casa de comércio!" (João 2:16).

As pessoas viram tudo que Yeshua estava fazendo e ficaram maravilhadas. Mas o estabelecimento religioso o via como uma ameaça. Depois de tantos anos tendo dinheiro, poder e honra, eles começaram a temer que agora estivessem prestes a perder tudo. Então eles decidiram se livrar dele.

Sondando o Coração

Mas Yeshua estava prestes a realizar sua maior realização. Agora, para entender por que isso foi necessário, precisamos de um momento para falar sobre o coração. Yeshua ensinou que o que realmente importa para Deus não é parecer bom e justo por fora, mas ser realmente bom e puro por dentro, no coração.

E quanto a Deus que nos deu a vida - nós sempre o amamos e o obedecemos em todos os momentos?

E quanto a nós? Se os outros pudessem ver nossos corações e pensamentos, o que eles encontrariam lá? Só coisas boas? Ou também egoísmo, ganância, ciúme, vingança? Sempre tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados? Sempre honramos e fomos pacientes com os outros? Nunca fofocamos? Sempre dissemos a verdade? E quanto a Deus que nos deu a vida – nós sempre o amamos e o obedecemos em todos os momentos?

Um Problema Sério

Deus nos mostra nas Escrituras que ele é santo e que as coisas más que fizemos – nossos pecados – nos separam dele (Isaías 59:2). E como ele também é um Deus justo e não pode ignorar o pecado e a injustiça, ele estabeleceu um dia de julgamento. O rei Salomão, o mais sábio dos homens, disse: “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, inclusive todas as coisas ocultas” (Eclesiastes 12:14).

E não importa quantas boas ações façamos, elas não podem apagar as más ações que fizemos. O rei Davi disse que se Deus nos julgasse com base em nossas ações, “nenhum vivente será considerado justo aos teus olhos” (Salmo 143:2). E de acordo com Deus, a sentença que merecemos é o castigo eterno (Daniel 12:2).

A Solução de Deus

Mas Deus, em seu grande amor por nós, preparou uma maneira de recebermos expiação do pecado, para que possamos desfrutar de um relacionamento íntimo com ele. Na Lei, a Torá, ele estabeleceu o princípio de que somente um sacrifício pode expiar nosso pecado. A pessoa que pecou merecia morrer, mas o sacrifício morreria em seu lugar (Levítico 17:11).

Deus também prometeu que enviaria um homem que se tornaria o sacrifício perfeito. Ele daria sua vida e morreria em nosso lugar, pagando por nossos pecados de uma vez por todas. Deus disse que essa pessoa seria chamada de Messias (Isaías 53, Daniel 9:24-26).

Como Identificar o Messias

Então, como podemos ter certeza de quem é o Messias? O Deus de Israel nos deu profecias específicas nas Escrituras para que, quando o Messias viesse, pudéssemos reconhecê-lo, acreditar nele e, por meio dele, receber a vida eterna com Deus. Por exemplo, o profeta disse que o Messias:

● viria antes da destruição do Segundo Templo – em outras palavras, 2.000 anos atrás (Daniel 9:24-26)

● nasceria em Belém (Miquéias 5:2)

● seria descendente do Rei Davi (Jeremias 23:5-6)

● curaria milagrosamente os enfermos (Isaías 35:5-6)

● traria muitos não-judeus à fé no Deus de Israel (Isaías 42:1-7, 49:5-6)

● não seria apenas o Messias, mas o Filho de Deus (Salmo 2, Provérbios 30:4-5, Isaías 9:6-7 e mais)

● seria rejeitado pelo estabelecimento religioso (Salmo 118:22-23, Isaías 29:13-14)

● morreria uma morte violenta que incluiria ser perfurado (Zacarias 12:10, Salmo 22, Isaías 53:5)

● daria sua vida para expiar nossos pecados (Isaías 53, Daniel 9:24-26)

Não Há Amor Maior Que Este

E agora chegamos à maior realização de Yeshua. Ele estava indo para Jerusalém celebrar a Páscoa Judaica, e disse a seus discípulos que logo morreria, mas que sua morte traria vida a muitos. Pouco depois, ele foi traído e o sistema religioso o condenou por blasfêmia por dizer que ele era o Messias, o Filho de Deus. Yeshua foi entregue aos romanos, que o crucificaram.

Será que quando o profeta Isaías profetizou sobre a morte do Messias, ele estava profetizando sobre a morte de Yeshua?

Ele sempre ensinou sobre a importância do perdão e a necessidade de amar até mesmo nossos inimigos. E enquanto o executavam, suportando angústia insuportável, sofrimento indescritível, ele se voltou para Deus e disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Será que quando o profeta Isaías profetizou sobre a morte do Messias, ele estava profetizando sobre a morte de Yeshua?

Isaías disse:

"
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Isaías 53:5-6

Na festa da Páscoa Judaica, 14 de Nisan, às três da tarde, na hora exata em que o povo de Israel foi ordenado a abater o cordeiro pascal para ser salvo da morte por seu sangue, Yeshua derramou seu sangue como um cordeiro inocente para expiar nossos pecados e nos dar a vida eterna com Deus (Êxodo 12:6, Marcos 15:33-41).

Yeshua disse: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a vida pelos seus amigos" (João 15:13). E ele fez isso - ele tomou o castigo que nós merecíamos e morreu em nosso lugar.

O Final que Ninguém Esperava

Esta história poderia ter terminado em tragédia, mas então algo incrível aconteceu! No terceiro dia após a morte de Yeshua, várias pessoas foram ao seu túmulo aqui em Jerusalém e não podiam acreditar no que viam: o túmulo estava vazio!

Cerca de 500 testemunhas viram Yeshua ao mesmo tempo depois que ele ressuscitou dos mortos.

Durante 40 dias, em diferentes lugares e momentos, centenas de pessoas viram Yeshua vivo – judeus da Galileia como Yochanan (João), Miriam (Maria) e muitos outros, encontraram-se com ele, falaram com ele, comeram com ele, e alguns deles até tocaram nas feridas nas suas mãos e no seu lado.

Mais tarde, um líder religioso que havia perseguido os discípulos de Yeshua escreveu um testemunho no qual descrevia o encontro com Yeshua após sua ressurreição e como isso mudou sua vida completamente. E a prova mais impressionante de que ele ainda vive: Cerca de 500 testemunhas viram Yeshua ao mesmo tempo depois que ele ressuscitou dos mortos.

Então, testemunhas oculares o viram subir ao céu, assim como os profetas de Israel haviam predito.
Eles disseram que depois que o Messias ressuscitasse dos mortos (Isaías 53:10-12, Salmo 16:10), ele ascenderia à direita de Deus (Salmo 110, 68:20; Daniel 7:13-14).

O Que Tudo Isso Significa Para Nós?

Yeshua cumpriu sua missão. Não há outra pessoa em toda a história que tenha cumprido todas as profecias que vimos aqui – e Yeshua também cumpriu dezenas de outras! Por meio de sua ressurreição, Deus confirmou que Yeshua é de fato o Messias, o Filho de Deus. Yeshua abriu o caminho para recebermos perdão, expiação e salvação, e agora podemos começar uma nova vida com nosso Pai celestial e estar com ele para sempre.

Não importa o que fizemos ou o que nos fizeram, ele pode nos libertar da culpa e da vergonha, nos curar por dentro e nos dar a verdadeira liberdade e um novo começo.

Yeshua, o Messias, veio “para curar os quebrantados de coração, para proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61:1). Não importa o que fizemos ou fizeram conosco, ele pode nos libertar da culpa e da vergonha, nos curar por dentro e nos dar a verdadeira liberdade e um novo começo. Yeshua fez isso e ainda está fazendo isso na vida de milhões e em nossas vidas pessoalmente. E agora ele está estendendo a mão e convidando todos a virem até ele.

Tudo o que precisamos fazer é pedir perdão a Deus pelas coisas ruins que fizemos, acreditar em Yeshua, o Messias, e escolher segui-lo de agora em diante. Não será fácil, mas não há nada na terra que se compare ao que você receberá.

Você pode começar esta nova vida agora mesmo, exatamente onde você está.
Se você gostaria, apenas repita depois de nós enquanto fazemos esta simples oração de coração:

“Deus de Abraão, Isaque e Jacó, obrigado por me dar vida. Por favor, perdoe-me por todas as coisas ruins que fiz, disse e pensei. Obrigado por enviar seu Filho, Yeshua, o Messias, que morreu para expiar meus pecados. E obrigado por ressuscitá-lo dentre os mortos para me dar a vida eterna. Eu decidi aceitar Yeshua como meu Senhor e Salvador. Ajude-me a andar em seus caminhos a partir de agora e pelo resto da minha vida. Em nome de Yeshua, o Messias, amém.”

Se você orou conosco, pode ter certeza que Deus te ouviu, te perdoou e te deu a vida eterna. Este é o começo de uma nova vida e uma jornada emocionante! Haverá desafios ao longo do caminho, por isso gostaríamos muito de ajudar a equipá-lo com ferramentas e conhecimentos que permitirão que você tenha sucesso. Então, entre em contato conosco.

Se você ainda tiver mais perguntas, ficaremos felizes em responder, por favor, ligue-nos ou escreva-nos. E se você quiser ler os testemunhos das testemunhas oculares da vida de Yeshua por si mesmo, você pode fazer isso e também assistir a outros vídeos em nosso site, ThinkAgain.Life. Para saber mais sobre nosso ministério e apoiar, visite TreeofLifeIsrael.org.

E em breve lançaremos mais vídeos nesta série – então, por favor, inscreva-se e siga-nos, porque você não vai querer perdê-los. Vejo você em breve!

Deus prometeu um despertar em Israel que traria "vida dentre os mortos" para o mundo (Romanos 11).
E ele está apenas começando.
Junte-se ao movimento!
CONTRIBUA
Seja nosso parceiro para levarmos o Evangelho da Vida a Israel.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Não perca as histórias das obras maravilhosas de Deus em Israel!
A pile of "supernatural or just remarkable?" booklets.
FREE
E-BOOK

RECEBA NOSSO BOLETIM INFORMATIVO